DSpace/Manakin Repository

Navegação por título

Navegação por título

Classificar por: Ordenar: Resultados:

  • Gadotti, Moacir (Instituto Paulo Freire (IPF), 2014)
    Este livro resgata a memória de um Projeto que alfabetizou mais de 200 mil brasileiros e brasileiras e formou mais de 10 mil alfabetizadores e alfabetizadoras nestes dez anos. Registrar significa agir para que a memória ...
  • Instituto Paulo Freire (, 2004)
    Apresentação do projeto MOVA-Brasil com depoimentos da coordenadora do projeto, diretor do Instituto Paulo Freire, monitores e alunos.
  • Instituto Paulo Freire (2011-12)
    Depoimentos de educadores, monitores e alunos sobre o método pensado por Paulo Freire para a educação de adultos, e sobre o Projeto MOVA-Brasil. Este vídeo mostra algumas das turmas de várias regiões do Brasil.
  • Instituto Paulo Freire (2005)
    Diplomação de turmas dos núcleos Duque de Caxias/São João de Meriti, Itaperuna e Campos dos Goytacazes realizada em Duque de Caxias/RJ. Apresenta também as metas, objetivos, público, aulas e parcerias do Projeto MOVA-Brasil.
  • Instituto Paulo Freire (2005)
    Apresentação de resultados do Projeto MOVA-Brasil com depoimentos dos representantes das parcerias - Petrobras, Federação Única dos Petroleiros, Instituto Paulo Freire - coordenadores, monitores e alunos.
  • Instituto Paulo Freire (2007)
    Apresentação ampla do movimento MOVA-Brasil contando sua história, metas e objetivos. Apresenta recortes de declarações de Paulo Freire e depoimentos de alunos, monitores, coordenadores e parceiros do projeto.
  • Gonzaga, Claudilene de Lima; Nascimento, Luiz Marine do; Silva, Rodrigo Costa da (Instituto Paulo Freire, 2013)
    Nesta publicação, educandas(os), monitoras(es), coordenadoras(es) locais, coordenadoras(es) de polo, coordenadores pedagógicos nacionais e articuladores sociais contribuem com suas reflexões sobre a importância do Projeto ...
  • Santos, Alessandra Rodrigues dos; Couto, Sônia (2015)
    Apresentação; Introdução; Avaliação do processo de ensino e aprendizagem: algumas reflexões; Avaliação dialógica e cidadã; Portfólio no processo de alfabetização de jovens, adultos e idosos: um caminho para a avaliação ...
  • Couto, Sônia; Ceccon, Sheila (Instituto Paulo Freire, 2015)
    Apresentação; Introdução; Contexto socioambiental brasileiro; O contexto socioambiental brasileiro e a disponibilidade de água; Contexto socioambiental brasileiro e o abastecimento de energia; Contexto socioambiental ...
  • Padilha, Paulo Roberto; Galvão, Mariana; Leite, Rosângela (Instituto Paulo Freire, 2015)
    Apresentação; Introdução; Linguagem, cultura, alfabetização e direitos; Identidades de gênero no processo de alfabetização; Identidades sexuais e as diferentes orientações afetivo-sexuais: desafios na EJA; Pessoas com ...
  • Antunes, Ângela; Neri, Juliana Fonseca de Oliveira; Stangherlim, Roberta (Instituto Paulo Freire, 2015)
    Apresentação; Introdução; Trabalho, emprego e renda; Economia popular e solidária; Economia solidária e desenvolvimento sustentável; A economia solidária como práxis pedagógica; Formação profissional; Sustentabilidade e ...
  • Santos, Alessandra Rodrigues dos; Nascimento, Luiz Marine José do (Instituto Paulo Freire, 2015)
    Apresentação; Introdução; Conhecimento e aprendizagem; EJA, educação libertadora e Educação Popular: uma relação necessária; Alfabetização e letramento; Os sujeitos da EJA; Contexto nacional e internacional da educação de ...
  • Liu, Emiliano Palmada; Pini, Francisca Rodrigues de Oliveira; Góes, Washington (Instituto Paulo Freire, 2015)
    Apresentação; Introdução; Histórico da Educação Popular no Brasil e na América Latina; Contribuições centrais de Paulo Freire à Educação Popular; Educação Popular como concepção de educação; Mobilização e articulação social; ...
  • IPF, Instituto Paulo Freire (Instituto Paulo Freire, 2014-10)
    Projeto Eco-Político-Pedagógico do Polo Alagoas referente à 6ª etapa (2014).
  • Toledo, Elenice Peixoto; Araújo, Maria Bethania dos Santos; Lima, Jainy Nascimento de (Instituto Paulo Freire - Polo Alagoas, 2012-07)
    Projeto de instrumentalização das ações do MOVA em Alagoas. Sumário: Apresentação, Marco Referencial, Caracterização dos Educandos e dos Núcleos, Perfil dos educandos, Distribuição das turmas no Estado, Leitura de Mundo, ...
  • Instituto Paulo Freire - Polo Alagoas (Instituto Paulo Freire - Polo Alagoas, 2013)
    O PEPP é o documento que expressa a compreensão teórico-metodológica do MOVA-Brasil, articulando as questões relacionadas tanto aos conceitos quanto às práticas desenvolvidas em cada polo. Contém duas partes: uma geral, ...
  • Projeto MOVA-Brasil/Amazonas (Instituto Paulo Freire, 2012-07)
    Projeto Eco-Político-Pedagógico (PEPP) do MOVA-Brasil, 4ª etapa, para o Polo Amazonas. Aborda a realidade de uma região abrangente e variada, tanto no que tange à questão geográfica como na miscigenação étnico-racial.
  • Projeto MOVA-Brasil/Amazonas (Instituto Paulo Freire, 2013-07)
    Projeto Eco-Político-Pedagógico (PEPP) do MOVA-Brasil, 5ª etapa, para o Polo Amazonas. O PEPP é o documento que expressa a compreensão teórico-metodológica do Projeto MOVA-Brasil: Desenvolvimento & Cidadania, articulando ...
  • Instituto Paulo Freire - Polo Bahia (Instituto Paulo Freire - Polo Bahia, 2012)
    O PEPP é um documento que expressa a compreensão teórica-metodológica do Projeto MOVA Brasil no polo Bahia. Foi construído a partir das orientações e diálogos na Formação Inicial de coordenadores e educadores locais, para ...
  • Instituto Paulo Freire - Polo Bahia (Instituto Paulo Freire - Polo Bahia, 2013)
    Projeto Eco-Político-Pedagógico (PEPP) é um documento que expressa a compreensão teórico-metodológica do Projeto MOVA-Brasil. A apropriação da equipe acerca do processo de elaboração do PEPP no Polo Bahia teve início a ...