DSpace/Manakin Repository

Navegação por título

Navegação por título

Classificar por: Ordenar: Resultados:

  • Antunes, Ângela; Padilha, Paulo Roberto (Instituto Paulo Freire, 2011)
    Raízes históricas do Mova: características, estrutura e funcionamento. Leitura do Mundo. Círculos de Cultura. Método Paulo Freire. Registro e sistematização de dados da realidade. Cultura e currículo. Projeto Eco-Pedagógico. ...
  • Antunes, Ângela; Padilha, Paulo Roberto (Instituto Paulo Freire, 2014)
    Conteúdo: Apresentação; Introdução; Características da Metodologia Mova; Leitura do Mundo, registro e sistematização de dados; Situações significativas, tema gerador, questões geradoras; Métodos e metodologias, cultura e ...
  • Instituto Paulo Freire (Instituto Paulo Freire, 2014-08)
    Vídeo comemorativo dos 10 anos do Projeto MOVA-Brasil.
  • Mattos, Rubens; Santos, Amilton; Santana, Alexandre (2013)
    História em quadrinhos contando a história do MOVA.
  • Gadotti, Moacir (Instituto Paulo Freire, 2008)
    Este livro pretende dar uma contribuição ao enfrentamento desse desafio, destacando a importância e a necessidade de uma concepção pedagógica como a do MOVA, criado por Paulo Freire, em 1989, movido pelo sonho de viver num ...
  • Instituto Paulo Freire (2006)
    Apresentando o projeto MOVA-Brasil com seus objetivos e metas, proposta metodológica, estrutura, resultados e os 9 Estados em que foi implantado.
  • Instituto Paulo Freire (2005)
    Apresentando o projeto MOVA-Brasil com seus objetivos e metas, estrutura, proposta metodológica, resultado e os 6 Estados em que foi implantado.
  • Instituto Paulo Freire (2005)
    Apresentando o Projeto MOVA-Brasil, sua estrutura, objetivos e metas e resultados.
  • Gadotti, Moacir (Instituto Paulo Freire (IPF), 2014)
    Este livro resgata a memória de um Projeto que alfabetizou mais de 200 mil brasileiros e brasileiras e formou mais de 10 mil alfabetizadores e alfabetizadoras nestes dez anos. Registrar significa agir para que a memória ...
  • Instituto Paulo Freire (, 2004)
    Apresentação do projeto MOVA-Brasil com depoimentos da coordenadora do projeto, diretor do Instituto Paulo Freire, monitores e alunos.
  • Instituto Paulo Freire (2011-12)
    Depoimentos de educadores, monitores e alunos sobre o método pensado por Paulo Freire para a educação de adultos, e sobre o Projeto MOVA-Brasil. Este vídeo mostra algumas das turmas de várias regiões do Brasil.
  • Instituto Paulo Freire (2005)
    Diplomação de turmas dos núcleos Duque de Caxias/São João de Meriti, Itaperuna e Campos dos Goytacazes realizada em Duque de Caxias/RJ. Apresenta também as metas, objetivos, público, aulas e parcerias do Projeto MOVA-Brasil.
  • Instituto Paulo Freire (2005)
    Apresentação de resultados do Projeto MOVA-Brasil com depoimentos dos representantes das parcerias - Petrobras, Federação Única dos Petroleiros, Instituto Paulo Freire - coordenadores, monitores e alunos.
  • Instituto Paulo Freire (2007)
    Apresentação ampla do movimento MOVA-Brasil contando sua história, metas e objetivos. Apresenta recortes de declarações de Paulo Freire e depoimentos de alunos, monitores, coordenadores e parceiros do projeto.
  • Gonzaga, Claudilene de Lima; Nascimento, Luiz Marine do; Silva, Rodrigo Costa da (Instituto Paulo Freire, 2013)
    Nesta publicação, educandas(os), monitoras(es), coordenadoras(es) locais, coordenadoras(es) de polo, coordenadores pedagógicos nacionais e articuladores sociais contribuem com suas reflexões sobre a importância do Projeto ...
  • Santos, Alessandra Rodrigues dos; Couto, Sônia (2015)
    Apresentação; Introdução; Avaliação do processo de ensino e aprendizagem: algumas reflexões; Avaliação dialógica e cidadã; Portfólio no processo de alfabetização de jovens, adultos e idosos: um caminho para a avaliação ...
  • Couto, Sônia; Ceccon, Sheila (Instituto Paulo Freire, 2015)
    Apresentação; Introdução; Contexto socioambiental brasileiro; O contexto socioambiental brasileiro e a disponibilidade de água; Contexto socioambiental brasileiro e o abastecimento de energia; Contexto socioambiental ...
  • Padilha, Paulo Roberto; Galvão, Mariana; Leite, Rosângela (Instituto Paulo Freire, 2015)
    Apresentação; Introdução; Linguagem, cultura, alfabetização e direitos; Identidades de gênero no processo de alfabetização; Identidades sexuais e as diferentes orientações afetivo-sexuais: desafios na EJA; Pessoas com ...
  • Antunes, Ângela; Neri, Juliana Fonseca de Oliveira; Stangherlim, Roberta (Instituto Paulo Freire, 2015)
    Apresentação; Introdução; Trabalho, emprego e renda; Economia popular e solidária; Economia solidária e desenvolvimento sustentável; A economia solidária como práxis pedagógica; Formação profissional; Sustentabilidade e ...
  • Santos, Alessandra Rodrigues dos; Nascimento, Luiz Marine José do (Instituto Paulo Freire, 2015)
    Apresentação; Introdução; Conhecimento e aprendizagem; EJA, educação libertadora e Educação Popular: uma relação necessária; Alfabetização e letramento; Os sujeitos da EJA; Contexto nacional e internacional da educação de ...