DSpace/Manakin Repository

Navegação por título

Navegação por título

Classificar por: Ordenar: Resultados:

  • Santos, Alessandra Rodrigues dos; Couto, Sônia (2015)
    Apresentação; Introdução; Avaliação do processo de ensino e aprendizagem: algumas reflexões; Avaliação dialógica e cidadã; Portfólio no processo de alfabetização de jovens, adultos e idosos: um caminho para a avaliação ...
  • Couto, Sônia; Ceccon, Sheila (Instituto Paulo Freire, 2015)
    Apresentação; Introdução; Contexto socioambiental brasileiro; O contexto socioambiental brasileiro e a disponibilidade de água; Contexto socioambiental brasileiro e o abastecimento de energia; Contexto socioambiental ...
  • Padilha, Paulo Roberto; Galvão, Mariana; Leite, Rosângela (Instituto Paulo Freire, 2015)
    Apresentação; Introdução; Linguagem, cultura, alfabetização e direitos; Identidades de gênero no processo de alfabetização; Identidades sexuais e as diferentes orientações afetivo-sexuais: desafios na EJA; Pessoas com ...
  • Antunes, Ângela; Neri, Juliana Fonseca de Oliveira; Stangherlim, Roberta (Instituto Paulo Freire, 2015)
    Apresentação; Introdução; Trabalho, emprego e renda; Economia popular e solidária; Economia solidária e desenvolvimento sustentável; A economia solidária como práxis pedagógica; Formação profissional; Sustentabilidade e ...
  • Santos, Alessandra Rodrigues dos; Nascimento, Luiz Marine José do (Instituto Paulo Freire, 2015)
    Apresentação; Introdução; Conhecimento e aprendizagem; EJA, educação libertadora e Educação Popular: uma relação necessária; Alfabetização e letramento; Os sujeitos da EJA; Contexto nacional e internacional da educação de ...
  • Liu, Emiliano Palmada; Pini, Francisca Rodrigues de Oliveira; Góes, Washington (Instituto Paulo Freire, 2015)
    Apresentação; Introdução; Histórico da Educação Popular no Brasil e na América Latina; Contribuições centrais de Paulo Freire à Educação Popular; Educação Popular como concepção de educação; Mobilização e articulação social; ...
  • IPF, Instituto Paulo Freire (Instituto Paulo Freire, 2014-10)
    Projeto Eco-Político-Pedagógico do Polo Alagoas referente à 6ª etapa (2014).
  • Toledo, Elenice Peixoto; Araújo, Maria Bethania dos Santos; Lima, Jainy Nascimento de (Instituto Paulo Freire - Polo Alagoas, 2012-07)
    Projeto de instrumentalização das ações do MOVA em Alagoas. Sumário: Apresentação, Marco Referencial, Caracterização dos Educandos e dos Núcleos, Perfil dos educandos, Distribuição das turmas no Estado, Leitura de Mundo, ...
  • Instituto Paulo Freire - Polo Alagoas (Instituto Paulo Freire - Polo Alagoas, 2013)
    O PEPP é o documento que expressa a compreensão teórico-metodológica do MOVA-Brasil, articulando as questões relacionadas tanto aos conceitos quanto às práticas desenvolvidas em cada polo. Contém duas partes: uma geral, ...
  • Projeto MOVA-Brasil/Amazonas (Instituto Paulo Freire, 2012-07)
    Projeto Eco-Político-Pedagógico (PEPP) do MOVA-Brasil, 4ª etapa, para o Polo Amazonas. Aborda a realidade de uma região abrangente e variada, tanto no que tange à questão geográfica como na miscigenação étnico-racial.
  • Projeto MOVA-Brasil/Amazonas (Instituto Paulo Freire, 2013-07)
    Projeto Eco-Político-Pedagógico (PEPP) do MOVA-Brasil, 5ª etapa, para o Polo Amazonas. O PEPP é o documento que expressa a compreensão teórico-metodológica do Projeto MOVA-Brasil: Desenvolvimento & Cidadania, articulando ...
  • Instituto Paulo Freire - Polo Bahia (Instituto Paulo Freire - Polo Bahia, 2012)
    O PEPP é um documento que expressa a compreensão teórica-metodológica do Projeto MOVA Brasil no polo Bahia. Foi construído a partir das orientações e diálogos na Formação Inicial de coordenadores e educadores locais, para ...
  • Instituto Paulo Freire - Polo Bahia (Instituto Paulo Freire - Polo Bahia, 2013)
    Projeto Eco-Político-Pedagógico (PEPP) é um documento que expressa a compreensão teórico-metodológica do Projeto MOVA-Brasil. A apropriação da equipe acerca do processo de elaboração do PEPP no Polo Bahia teve início a ...
  • Projeto MOVA-Brasil/Ceará (Instituto Paulo Freire, 2012)
    O Polo Ceará apresenta nesse documento o projeto eco-politico-pedagógico. Esse resultado seguiu uma trajetória de vários momentos de estudo que se iniciaram com a equipe de polo e de forma circular se integrou e promoveu ...
  • Projeto MOVA-Brasil/Ceará (Instituto Paulo Freire, 2013)
    O Polo Ceará apresenta neste documento o Projeto Eco-Político-Pedagógico. Esse resultado seguiu uma trajetória de vários momentos de estudo que se iniciaram com a equipe de polo e, de forma circular, se integrou e promoveu ...
  • Projeto MOVA-Brasil/Minas Gerais (Instituto Paulo Freire, 2012)
    A construção do Projeto Eco Político Pedagógico (PEPP) no pólo Minas Gerais considerou a dialética ação-reflexão-ação, recorrente na obra de Paulo Freire, onde o fazer e o saber reflexivo da ação alimenta criticamente o ...
  • Projeto MOVA-Brasil/Minas Gerais (Instituto Paulo Freire, 2013-08)
    O Projeto Eco-Político-Pedagógico (PEPP) é o documento que expressa a compreensão teórico-metodológica do Projeto MOVA-Brasil: Desenvolvimento & Cidadania, articulando as questões relacionadas tanto aos conceitos quanto ...
  • Projeto MOVA-Brasil/Pernambuco-Paraíba (Instituto Paulo Freire - Polo Pernambuco/Paraíba, 2012)
    Projeto Eco-Político-Pedagógico do MOVA-Brasil, 4ª etapa, para o Polo Pernambuco/Paraíba. Inicialmente será apresentado o histórico da instituição: porque, quando e como surgiu; quais os responsáveis por cada ação; ...
  • Projeto MOVA-Brasil/Pernambuco-Paraíba (Instituto Paulo Freire - Polo Pernambuco/Paraíba, 2013)
    O Projeto Eco-Político-Pedagógico (PEPP) é o documento que expressa a compreensão teórico-metodológica do Projeto MOVA-Brasil: Desenvolvimento & Cidadania, articulando as questões relacionadas tanto aos conceitos quanto ...
  • Projeto MOVA-Brasil/Rio de Janeiro (Instituto Paulo Freire - Polo Rio de Janeiro, 2012)
    O Pólo Rio de Janeiro apresenta seu Projeto Eco-Político Pedagógico e o caminho percorrido para sua elaboração através de uma construção coletiva que perpassa a Coordenação Nacional, a Coordenação do Pólo, as Coordenadoras ...