Instituto Paulo Freire(Instituto Paulo Freire - IPF, 2015-09)
O boletim MOVA-Brasil, nº 1, ano 5, setembro de 2015 - 7ª etapa - 2015, aborda a temática "Ler o mundo para transformá-lo" a partir das atividades e contribuições dos pólos envolvidos no projeto.
Cembalista, Sílvia; Couto, Sônia(Instituto Paulo Freire, 2015)
Almanaque destinado aos educandos e educandas, que trata da Direitos Humanos a partir de 4 temáticas centrais: Equidade de Gênero; Igualdade Racial; Direito das pessoas com deficiência e Desenvolvimento sustentável dos ...
Apresentação; Introdução; Avaliação do processo de ensino e aprendizagem: algumas reflexões; Avaliação dialógica e cidadã; Portfólio no processo de alfabetização de jovens, adultos e idosos: um caminho para a avaliação ...
Santos, Alessandra Rodrigues dos; Nascimento, Luiz Marine José do(Instituto Paulo Freire, 2015)
Apresentação; Introdução; Conhecimento e aprendizagem; EJA, educação libertadora e Educação Popular: uma relação necessária; Alfabetização e letramento; Os sujeitos da EJA; Contexto nacional e internacional da educação de ...
Liu, Emiliano Palmada; Pini, Francisca Rodrigues de Oliveira; Góes, Washington(Instituto Paulo Freire, 2015)
Apresentação; Introdução; Histórico da Educação Popular no Brasil e na América Latina; Contribuições centrais de Paulo Freire à Educação Popular; Educação Popular como concepção de educação; Mobilização e articulação social; ...
Padilha, Paulo Roberto; Galvão, Mariana; Leite, Rosângela(Instituto Paulo Freire, 2015)
Apresentação; Introdução; Linguagem, cultura, alfabetização e direitos; Identidades de gênero no processo de alfabetização; Identidades sexuais e as diferentes orientações afetivo-sexuais: desafios na EJA; Pessoas com ...
Couto, Sônia; Ceccon, Sheila(Instituto Paulo Freire, 2015)
Apresentação; Introdução; Contexto socioambiental brasileiro; O contexto socioambiental brasileiro e a disponibilidade de água; Contexto socioambiental brasileiro e o abastecimento de energia; Contexto socioambiental ...
Antunes, Ângela; Neri, Juliana Fonseca de Oliveira; Stangherlim, Roberta(Instituto Paulo Freire, 2015)
Apresentação; Introdução; Trabalho, emprego e renda; Economia popular e solidária; Economia solidária e desenvolvimento sustentável; A economia solidária como práxis pedagógica; Formação profissional; Sustentabilidade e ...
Instituto Paulo Freire(Instituto Paulo Freire, 2015)
Apresentação sobre o que é, objetivos, metodologia, fases/etapas implantadas, parcerias locais, resultados e impactos sociais, estrutura e formação do Projeto Mova-Brasil nos Estados em que foi implantado.
Couto, Sônia; Marino, Samara; Nascimento, Luis Marine José do(Instituto Paulo Freire, 2014)
Os temas abordados neste livro estão inseridos no campo dos direitos. A alfabetização, em especial a de adultos, tem sido, historicamente, um direito violado, embora garantido constitucionalmente. A oferta de formação ...
Registro fotográfico da turma Califórnia do núcleo Terra dos Monolitos realizado no dia 05 de junho de 2013 no município Quixadá na Escola Francisca Teixeira, Polo Ceará. Monitora: Ana Morgania.
Registro fotográfico da 1 ª Formação Geral Continuada de Monitores e Coordenadores Locais do Polo Ceará realizada nos dias 26 a 28 de junho de 2013 na Casa Cordimariana de Encontros e Retiros Irmã Maria do Amparo – Caucaia.
Registro fotográfico da 1ª Formação Mensal de Coordenadores Locais do Polo Ceará realizada nos dias 06 e 07 de maio de 2013 na Obra Kolping Brasil – Fortaleza.
Registro fotográfico da formação inicial de Coordenadores Locais do Polo Ceará realizada nos dias 01 a 04 de abril de 2013 no Retiro Casa Cordimariana, núcleo Caucaua.