Instituto Paulo Freire(Instituto Paulo Freire - IPF, 2015-09)
O boletim MOVA-Brasil, nº 1, ano 5, setembro de 2015 - 7ª etapa - 2015, aborda a temática "Ler o mundo para transformá-lo" a partir das atividades e contribuições dos pólos envolvidos no projeto.
Cembalista, Sílvia; Couto, Sônia(Instituto Paulo Freire, 2015)
Almanaque destinado aos educandos e educandas, que trata da Direitos Humanos a partir de 4 temáticas centrais: Equidade de Gênero; Igualdade Racial; Direito das pessoas com deficiência e Desenvolvimento sustentável dos ...
Apresentação; Introdução; Avaliação do processo de ensino e aprendizagem: algumas reflexões; Avaliação dialógica e cidadã; Portfólio no processo de alfabetização de jovens, adultos e idosos: um caminho para a avaliação ...
Santos, Alessandra Rodrigues dos; Nascimento, Luiz Marine José do(Instituto Paulo Freire, 2015)
Apresentação; Introdução; Conhecimento e aprendizagem; EJA, educação libertadora e Educação Popular: uma relação necessária; Alfabetização e letramento; Os sujeitos da EJA; Contexto nacional e internacional da educação de ...
Liu, Emiliano Palmada; Pini, Francisca Rodrigues de Oliveira; Góes, Washington(Instituto Paulo Freire, 2015)
Apresentação; Introdução; Histórico da Educação Popular no Brasil e na América Latina; Contribuições centrais de Paulo Freire à Educação Popular; Educação Popular como concepção de educação; Mobilização e articulação social; ...
Padilha, Paulo Roberto; Galvão, Mariana; Leite, Rosângela(Instituto Paulo Freire, 2015)
Apresentação; Introdução; Linguagem, cultura, alfabetização e direitos; Identidades de gênero no processo de alfabetização; Identidades sexuais e as diferentes orientações afetivo-sexuais: desafios na EJA; Pessoas com ...
Couto, Sônia; Ceccon, Sheila(Instituto Paulo Freire, 2015)
Apresentação; Introdução; Contexto socioambiental brasileiro; O contexto socioambiental brasileiro e a disponibilidade de água; Contexto socioambiental brasileiro e o abastecimento de energia; Contexto socioambiental ...
Antunes, Ângela; Neri, Juliana Fonseca de Oliveira; Stangherlim, Roberta(Instituto Paulo Freire, 2015)
Apresentação; Introdução; Trabalho, emprego e renda; Economia popular e solidária; Economia solidária e desenvolvimento sustentável; A economia solidária como práxis pedagógica; Formação profissional; Sustentabilidade e ...
Couto, Sônia; Marino, Samara; Nascimento, Luis Marine José do(Instituto Paulo Freire, 2014)
Os temas abordados neste livro estão inseridos no campo dos direitos. A alfabetização, em especial a de adultos, tem sido, historicamente, um direito violado, embora garantido constitucionalmente. A oferta de formação ...
Instituto Paulo Freire(Instituto Paulo Freire, 2014-12-05)
O boletim destaca o Encontro de Educandas e Educandos realizado nos dez polos dos onze estados atendidos, abordaram como tema a " Educação Popular em Direitos Humanos” e a “Formação profissional”, além de aspectos relacionados ...
IPF, Instituto Paulo Freire(Instituto Paulo Freire, 2014-08)
Boletim informativo do Projeto MOVA-Brasil que relata as ações e atividades das turmas dos polos Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco/Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Cembalista, Sílvia; Couto, Sonia(Instituto Paulo Freire, 2014)
Almanaque destinado aos educandos e educandas, que trata da Diversidade a partir de 4 temáticas centrais: Identidade de Gênero; Igualdade Racial; Pessoas com Deficiência; Povos e Comunidades Tradicionais.
A Diversidade ...
Galvão, Mariana; Padilha, Paulo Roberto; Leite, Rosângela(Instituto Paulo Freire, 2014)
Conteúdo: Apresentação; Introdução; Linguagem, cultura, alfabetização e direitos; Identidades de gênero no processo de alfabetização; Identidades sexuais e as diferentes orientações afetivossexuais: desafios na EJA; Pessoas ...
Antunes, Ângela; Neri, Juliana Fonseca de Oliveira; Stangherlim, Roberta(Instituto Paulo Freire, 2014)
Apresentação; Introdução; Trabalho, emprego e renda; Economia popular e solidária; Economia solidária e desenvolvimento sustentável; A economia solidária como práxis pedagógica; Formação profissional; Sustentabilidade e ...
Lin, Emiliano Palmada; Pini, Francisca Rodrigues de Oliveira; Góes, Washington(Instituto Paulo Freire, 2014)
Conteúdo: Histórico da educação popular no Brasil e na América Latina; Contribuições centrais de Paulo Freire à educação popular; Educação popular como concepção de educação; Mobilização e articulação social.
Antunes, Ângela; Padilha, Paulo Roberto(Instituto Paulo Freire, 2014)
Conteúdo: Apresentação; Introdução; Características da Metodologia Mova; Leitura do Mundo, registro e sistematização de dados; Situações significativas, tema gerador, questões geradoras; Métodos e metodologias, cultura e ...
Nascimento, Luiz Marine José do; Santos, Alessandra Rodrigues dos(Instituto Paulo Freire, 2014)
Conteúdo: Apresentação; Introdução; Conhecimento e aprendizagem; EJA, educação libertadora e educação popular: uma relação necessária; alfabetização e letramento; Os sujeitos da EJA; Contexto nacional e internacional da ...
Gadotti, Moacir(Instituto Paulo Freire (IPF), 2014)
Este livro resgata a memória de um Projeto que alfabetizou mais de 200 mil brasileiros e brasileiras e formou mais de 10 mil alfabetizadores e alfabetizadoras nestes dez anos. Registrar significa agir para que a memória ...